A Associação apresenta no seu blog duas referencias sobre o tema acima indicado.
Texto retirado da página da Câmara de Mêda
“Associações animam fim-de-semana
No passado fim-de-semana, dias 16 e 17 de Abril, teve lugar o I Encontro de Associações do Concelho de Mêda. A organização deste certame foi repartida pelo Município de Mêda, Motoclube Clube de Mêda e Associação de Pesca Desportiva e Competição do Concelho de Mêda.
Paralelamente à mostra das diversas Associações do Concelho, foram acontecendo durante todo o fim-de-semana várias actividades promovidas por várias Associações presentes no encontro. O dia começou pelas 7 horas da manhã com um concurso de pesca à truta, promovido pela Associação de Pesca Desportiva e Competição do Concelho de Mêda, que durou a manhã toda e terminou com um almoço convívio entre todos os participantes, onde foi feita a distribuição do pescado, assim como atribuição dos prémios e lembranças aos participantes.
Na parte de tarde, a Nave de Exposições do Mercado Municipal abriu ao público pelas 14 horas com a cerimónia de abertura do certame pelo Presidente da Câmara Municipal, Armando Carneiro. Nesta cerimónia, marcaram também presença, o Director do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. José Albano e o Director da Fundação INATEL da Guarda, Álvaro Nunes. No discurso inaugural Armando Carneiro felicitou as associações presentes pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade. Mencionou ainda que “as associações culturais, enquanto agentes de transmissão de identidade cultural e transformação social, adquirem extrema importância numa determinada região. O que torna realmente um concelho atractivo é a diversidade de ofertas em termos culturais. O importante é existir ofertas para todos os gostos, tentando chegar cada vez mais próximo da população”.
A actividade que se seguiu à abertura do certame foi o Passeio de Veículos Clássicos pelo Concelho de Mêda que contou com cerca de 70 participantes, repartidos por 32 carros, contando também com a participação do Presidente da Câmara Municipal. O percurso contou com a passagem por vários pontos de interesse, assim como uma visita guiada às Termas de Longroiva e ao núcleo arqueológico de Vale do Mouro na Coriscada. O passeio terminou com um jantar convívio no Complexo Desportivo das Piscinas Municipais. Ao mesmo tempo acontecia, na Nave de Exposições do Mercado Municipal, o Seminário “Associativismo como Promotor de Dinamização Territorial”. O 1º painel “Organização e Gestão de Eventos” com a participação do Dr. António Oliveira e da Dra. Maria Correia da Fundação INATEL. O 2º painel esteve a cargo da ADL Terras da Beira com a Dra. Paula Reis como oradora. No estádio Dr. Augusto César de Carvalho, houve lugar a um jogo de futebol entre a Casa do Benfica de Mêda e o Núcleo Sportinguista de Mêda que terminou com a vitória do Núcleo Sportinguista por 5 a 2. Já com a noite a decorrer, houve lugar ao Torneio de Sueca, que contou com os seguintes vencedores: 1º prémio – Artur Pimentel e José Lemos; 2º prémio – Paulo João e Vidinha; 3º prémio – Jorge Tavares e João Alonso. A noite terminou com a animação musical no recinto do encontro.
O dia 17 (domingo) iniciou-se logo às 9H30 com a concentração e início do Passeio de Motas Clássicas e de 50cc no espaço exterior da Nave de Exposições. À semelhança do que aconteceu no Passeios de Clássicos no dia anterior, também este passeio percorreu o concelho da Mêda na sua totalidade, havendo algumas paragens programadas para convívio (Juntas de freguesia de Casteição e Carvalhal e Vinilourenço no Poço do Canto). Este passeio contou com cerca de 60 participantes e respectivas motos, terminando com um almoço convívio no Complexo Desportivo de Mêda onde marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal e o Governador Civil da Guarda que felicitou os participantes e os organizadores deste encontro.
Na parte de tarde, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Mêda, procedeu-se a um simulacro de um incêndio numa habitação. Este simulacro contou, para além do corpo dos B.V. de Mêda, com a participação de um curso de Educação e Formação de Adultos - 9º Ano (EFA) - Bombeiros. Esta iniciativa teve como principal objectivo demonstrar a capacidade resposta a situações deste tipo. Após o término desta actividade, aconteceu, junto à Escola EB 2,3/S de Mêda, um espectáculo de “Freestyle” com o pioneiro do “freestyle” em Portugal, que se dedica a esta actividade há mais de uma década, artista dos veículos motorizados garantiu o espectáculo com 1 Peugeot 205 encurtado com 250cv, 3 motos, 1 moto4 e 1 Crosscar, realizando manobras que levaram o público ao rubro. O resto da tarde foi abrilhantada com as actuações do Grupo de Concertinas e do Rancho Folclórico de Mêda.
O evento encerrou uma mais vez mais com animação musical, proporcionando aos presentes dar “um pezinho de dança”."
In “www.cm-meda.pt at 20-04-2011”
Texto retirado da página do Jornal Nova Guarda
“Mêda dedicou dois dias às associações
As associações do concelho de Mêda estiveram em destaque durante dois dias, naquele que foi o primeiro encontro de coletividades promovido pelo Município local.
O Município de Mêda dedicou dois dias à promoção do associativismo do Concelho com a realização do I Encontro de Associações, numa parceria com a Associação de Pesca Desportiva e Competição do Concelho e o Motoclube local.
O evento, realizado durante o último fim de semana, dias 16 e 17, juntou várias coletividades que realizam trabalho no âmbito da cultura, do desporto e recreio e na área social. A iniciativa envolveu várias atividades, desde logo uma mostra na Nave de Exposições do Mercado Municipal e uma exposição de “veículos tuning” no espaço exterior.
O programa do primeiro dia incluiu um Concurso de Pesca à Truta na Barragem de Ranhados e o II Passeio de Clássicos “Pelo concelho de Mêda”. Durante a tarde de sábado realizou-se ainda um seminário subordinado ao tema “Associativismo como Promotor de Dinamização Territorial”, com a intervenção do diretor da Agência da Guarda da Fundação Inatel e da responsável pela ADL Terras da Beira, além de outros participantes. Seguiu-se um jogo de futebol entre a Casa do Benfica e o Núcleo Sportinguista de Mêda no Estádio Dr. Augusto César de Carvalho.
No domingo, o dia iniciou com um Passeio de Motas Clássicas e de 50cc “Pelo Concelho de Mêda”. À tarde, o Quartel dos Bombeiros Voluntários foi palco de um simulacro de explosão em habitação, ao mesmo tempo que começou o 1º Passeio Equestre do Concelho. Já no parque de estacionamento da Escola EB 2,3/S local foi possível assistir a um espetáculo de Freestyle, com a participação de Paulo Martinho, “pioneiro deste estilo em Portugal e que neste momento executa aquele que é considerado o maior espetáculo motorizado do mundo, protagonizado por um só homem”.
O I Encontro das Associações terminou com animação musical na Nave de Exposições do Mercado Municipal.
Coletividades contribuem para o desenvolvimento do Concelho
Segundo a autarquia, este evento pretendeu “incentivar o convívio entre as associações e a população do Concelho”, bem como promover a divulgação e demonstração das atividades desenvolvidas por estas entidades.
Anselmo Sousa, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Mêda, explicou que o objetivo foi destacar a importância que as associações têm no desenvolvimento do Concelho, a nível da cultura, tradições e costumes, educação, desporto, lazer, entre outras áreas. “As associações têm um papel fundamental na divulgação da nossa cultura e do nosso património”, afirma, adiantando: “O concelho da Mêda é rico em património e eu penso que o desenvolvimento do nosso Concelho poderá passar por aí”.
“Verdades Dinâmicas” no Carvalhal
No decorrer do seminário de sábado, a Agência da Guarda da Fundação Inatel procedeu à entrega de um diploma à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “Verdades Dinâmicas”, de Carvalhal, no concelho de Mêda, que comprova a filiação desta coletividade na Inatel. Fundada em Maio de 2010, esta Associação tem sede na antiga escola primária do Carvalhal. A direção é presidida por Armanda Morgado, Jorge Reis é o secretário e António Tomé o tesoureiro. Na presidência do Conselho Fiscal está Carlos Antunes e na Assembleia Geral Maria Adília Bernardo.
Por: Fátima Monteiro”
In “www.novaguarda.pt/ at 26-04-2011”
Nota pessoal: Na 1.ª referencia onde está “…(Juntas de freguesia de Casteição e Carvalhal e Vinilourenço no Poço do Canto)….” deveriam clarificar que a paragem foi na Associação Verdades Dinâmicas e não na Junta de Freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário