A Associação VD, deseja a todos os sócios, familiares, amigos e simpatizantes um bom Ano 2011, cheio de Paz e Alegria.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Atribuição de Bolsas de Estudo
Últimos dias para Apresentar a sua Candidatura
A Câmara de Mêda está atribuir bolsas de estudo para o ensino superior.
A data limite de entrega das candidaturas é 7 de Janeiro de 2011.
Local de entrega dos documentos: Divisão Sócio Cultural do Município de Mêda
Links de acesso:
Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo
Requerimento Bolsa de Estudo por Mérito Académico
Requerimento Bolsa de Estudo - Ensino Superior
A Câmara de Mêda está atribuir bolsas de estudo para o ensino superior.
A data limite de entrega das candidaturas é 7 de Janeiro de 2011.
Local de entrega dos documentos: Divisão Sócio Cultural do Município de Mêda
Links de acesso:
Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo
Requerimento Bolsa de Estudo por Mérito Académico
Requerimento Bolsa de Estudo - Ensino Superior
Etiquetas:
Cidade de Mêda
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Cidade de Mêda Recebe Primeiros Oleões
Proveniente de uma parceria entre o Município de Mêda, a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e a Empresa Biosys, Serviços de Ambiente, Lda., foram colocados na cidade de Mêda equipamentos para a deposição de óleos alimentares usados.
Nos oleões devem ser colocados exclusivamente óleos alimentares usados, que nunca deverão ser depositados directamente no oleão, mas sim armazenados dentro de garrafas de plástico.
Localização:
Rua Dr. Augusto César de Carvalho (junto ao Ecoponto)
Avenida do Barrocal (junto ao Ecoponto)
Para ver a notícia completa e respectivo mapa de localização dos Oleões -> CLICAR
In “ http://www.cm-meda.pt at 12/10/2010”
Localização:
Rua Dr. Augusto César de Carvalho (junto ao Ecoponto)
Avenida do Barrocal (junto ao Ecoponto)
Para ver a notícia completa e respectivo mapa de localização dos Oleões -> CLICAR
In “ http://www.cm-meda.pt at 12/10/2010”
Etiquetas:
Cidade de Mêda
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Passagem de Ano 2010
Venha passar a última noite com a nossa associação.
Inscrições abertas até ao dia 27 de Dezembro.
Há champanhe para todos
Etiquetas:
passagem de ano
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Ceia de Natal 2010
Estão aberta as inscrições para a Ceia de Natal 2010.
As inscrições são obrigatórias até ao dia 11 de Dezembro.
Troca de prendas entre crianças.
Vem animar o Carvalhal, e o nosso coração.
Um Bom Natal, para todos os sócios, familiares e amigos da Associação.
Etiquetas:
natal
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
A Adega da Mêda tem viabilidade económica
Destaca-mos uma entrevista que saiu no Jornal "Nova Guarda- on-line" sobre a Adega da Mêda
A Assembleia Geral da Adega de Mêda vai reunir em sessão extraordinária na tarde do próximo domingo, dia 7, para eleger os novos órgãos sociais da Cooperativa para o próximo triénio e tratar de outros assuntos de interesse. O presidente da Mesa, Hermínio Albino, garante que estão a ser feitos todos os esforços para erguer a Adega depois de um período de grandes dificuldades.
Nova Guarda (NG) – Como é que tem estado a funcionar a Adega Cooperativa de Mêda?
Hermínio Albino (HA) – A anterior direcção fechou a Adega em Fevereiro do ano passado. Entretanto, conseguiu-se arranjar uma nova direcção, mas, dado que a situação é bastante inconstante, tem funcionado um bocadinho ‘aos engulhos’.
NG – Devido à falta de condições em termos financeiros?
| ||
HA - Sim, muito mal financeiramente, e não só.
Perante a situação, constituíram-se novos órgãos para gerir a Adega, tendo como presidente da direcção o engenheiro Rui Droga, de Longroiva, mas que acabou por apresentar a demissão em finais de Junho, juntamente com outro membro. Alegou razões de falta de tempo e de natureza profissional. Ficámos com uma comissão de gestão, assegurando as coisas minimamente.
NG – A recuperação está a ser difícil?
HA – A Adega, em termos financeiros, tecnicamente não está falida, porque o património que possui… os activos superam grandemente o passivo. Só as próprias instalações físicas devem rondar os quatro milhões de euros.
O passivo ronda os 760 mil euros à banca. A dívida à Caixa Geral de Depósitos já vem de anteriores direcções e foi-se acumulando.
Os actuais órgãos não contraíram qualquer dívida. Não tivemos actos de gestão danosa nem qualquer abuso.
Relativamente aos sócios, a questão veio piorando, porque desde 2001 não lhes é paga a produção, ou pelo menos pagavam só uma pequena parte. Desde 2001, a dívida aos sócios deve rondar um milhão e duzentos mil euros.
NG – A actual direcção já pagou alguma coisa aos sócios?
HA - Não, ainda não pagámos nada aos sócios.
NG - O edifício da Adega encontra-se degradado? Precisa de alguma intervenção?
HA - Embora por fora possa parecer degradado, por dentro está bem. Em termos de equipamentos, tem tudo o que é bom. Nesse aspecto, está muito bem equipada. O que os técnicos têm dito é que a Adega precisa de uma remodelação para poder tratar mostos em menor quantidade.
NG – A loja de venda ao público está a funcionar?
HA – Sim, a loja está aberta desde que tomámos posse, fez um ano em finais de Agosto, e foi vendido muito vinho, dando para pagar as contas de funcionamento.
NG – Têm contado com o apoio do Município?
HA – A Câmara tem estado a deitar a mão à Adega. Isto é importante que se diga.
NG – Quantos sócios tem a Cooperativa?
HA – Tem mais de mil, mas muitos foram deixando de colocar ali as uvas.
NG – O que é que foi ‘destruindo’ a Adega?
HA – Considero que a Adega da Mêda tem muita viabilidade económica. Mas eu acho que aquilo que degradou a Adega foi o facto de as anteriores direcções optarem por não pagar aos sócios num longo período, desde 2001. Foi uma política errada, porque quem aguenta as adegas são os viticultores. Ora, o produtor, não se sentindo ressarcido naquilo que tem direito, deixa de colocar lá as uvas. E isso cria atrofio em termos de funcionamento.
NG – Entende, então, que essa foi a principal razão da queda?
HA - Na minha opinião foi, mas também atrevo-me a dizer que houve ali actos de gestão que não terão sido os mais correctos. Não tenho provas ainda, mas havemos de as apurar, pelo menos enquanto eu lá estiver.
NG – Como é que decorreu a última campanha (de vindimas)?
HA – Equacionámos todas as hipóteses de a Adega abrir na campanha deste ano, uma vez que no ano anterior não abriu, não vinificámos. Em 2009 negociámos com o sr. Mateus, em São João da Pesqueira.
Em 2008, abriu com o vinho contratualizado com o sr. Mateus, no tempo da antiga direcção. Em 2009, tomámos posse em Agosto e, por isso, estávamos em cima da vindima. Ainda fomos à Pesqueira, a tentar negociar com o sr. Mateus, mas ele achou que era muito em cima e que não havia condições para abrir a Adega. Mas garantiu-nos que recebia na Pesqueira as uvas dos sócios que quisessem ir para a Adega da Mêda. E foi o que fizemos.
Este ano, a nossa intenção era reabrir a Adega, mas apareceram-nos imensos problemas, desde problemas com a alfândega, problemas atrasados com as Finanças, e por aí fora. Numa casa que está ‘a arder por todo o lado’, andamos sempre a correr para ‘apagar fogos’. E não tivemos o tempo suficiente para podermos reabrir a Adega. Não conseguimos abrir para vinificar ali, mas abrimos já com dois enólogos e com um gestor na Adega. Recepcionámos as uvas, foram pesadas ali e depois foram vinificadas na adega da Sequeira. Transportámo-las dali para a Sequeira.
Dada a proximidade da vindima, se vinificássemos na Mêda ficaria há volta dos 17 ou 18 cêntimos por litro de vinho, e isto foi dito aos sócios, numa política de total transparência. Na Sequeira foi-nos feito o preço de oito cêntimos. Nós apresentamos isso aos sócios e eles concordaram. Agora nós vamos vender aquele vinho. A nossa ideia é vendê-lo na loja ao longo do ano, visto que há uma procura grande.
NG – Como foi feito o transporte das uvas para a Sequeira?
HA - Esse transporte foi apoiado pela Junta de Freguesia da Mêda e pela Câmara Municipal.
Há uma coisa importante a dizer: a Adega da Mêda tem uma capacidade de vinificação de 4,5 milhões de litros e ela só é rentável se receber acima de 700 a mil toneladas de uva.
NG – As reuniões da Assembleia têm sido muito participadas?
HA – Têm. A sala está sempre cheia. Tem havido uma grande motivação, um grande interesse dos sócios em manter a Adega.
A Adega é muito importante, principalmente para os pequenos produtores. É preciso ter essa sensibilidade. É muito necessária. Está a ser muito duro, muito difícil, mantê-la aberta, aguentá-la, mas…
Estamos ali a lutar e temos tido o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Mêda, cujo presidente, César Figueiredo, tem sido uma pessoa com uma grande força.
NG – Como é que pensam vir a pagar aos produtores?
HA – Pensamos vir a pagar ao longo do tempo, numa percentagem por ano. Em relação ao vinho deste ano, o que é de benefício, os produtores recebem do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Em relação a algum vinho de consumo que haja, nós também havemos de conseguir.
A Adega tem património em vinho e tem havido procura. Até tem havido um grande interesse em comprar a Adega da Mêda, aparecendo vários candidatos e propostas tentadoras. Na minha opinião, não deve ser vendida. O assunto já foi discutido em Assembleia Geral e os sócios nunca aprovaram a venda da Adega.
NG – Acredita que as coisas melhorem?
HA – Temos essa esperança. Se não tivéssemos já tínhamos desistido.
Digo, para concluir, que, na minha opinião, a Adega é das coisas melhores, senão mesmo a melhor, que tem a Mêda.
CERCA DE 700 TONELADAS DE UVAS
Na campanha deste ano, a Adega da Mêda recebeu quase 700 toneladas de uvas. Um valor que superou as expectativas e que, segundo o presidente da Assembleia Geral, vem reforçar a importância de manter a Cooperativa em funcionamento. “Renasceu a esperança para todos os que, como eu, acreditam no futuro da instituição. Defenderemos a melhor marca da nossa Cidade, até ao limite”, reforça Hermínio Albino.
Etiquetas:
Adega Cooperativa de Mêda
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Festa de São Martinho
Vai-se realizar no dia 13 de Novembro, o tradicional magusto.
Apareça na associação pelas 19h 30m (7h30m).
Para além do tradicional jantar/convivio dos sócios, haverá castanhas assadas e jeropiga.
Etiquetas:
magusto
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Concursos Externos para a Câmara Municipal de Mêda
Avisa-se que se encontra aberto os seguintes procedimentos concursais:
- Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado para 1 Assistente Técnico;
- Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado para 1 Encarregado Operacional;
- Concurso externo para admissão de um Fiscal Municipal de 2.ª Classe;
- Contrato de Trabalho em Funções Públicas por Tempo Indeterminado para 1 posto de trabalho da carreira e categoria de assistente operacional.
Avisa-se também que estes procedimentos serão colocados no placar de avisos da nossa Associação.
Links para os avisos:
Diário da República do dia 26 de Setembro
Secção de Recursos Humanos da Câmara
Links para o formulário de candidatura e exemplo do Curriculum:
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA AO PROCEDIMENTO CONCURSAL
Curriculum vitae (exemplo a seguir, segundo a Câmara)
Todos os avisos podem ser vistos directamente na página de internet no Diário da República com o número 208, Série II de 2010-10-26 ou na página da Câmara Municipal de Mêda.
Etiquetas:
concurso
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
I Feira da Caça, Floresta e Produtos Regionais
Nave de Exposições do Mercado Municipal
11 a 14 de Novembro
A I FEIRA DA CAÇA, FLORESTA E PRODUTOS REGIONAIS, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Meda, em parceria com a Associação Clube de Caça e Pesca de Mêda.
O Município de Mêda, pretende com este certame divulgar o património cinegético, natural, gastronómico e paisagístico do concelho. Este evento conta com várias áreas de exposição relacionadas com a caça, produtos regionais, exposição e venda de vinhos locais, tasquinhas com pratos e petiscos de caça, animação e diversas actividades ligadas à temática do evento. No dia dedicado à floresta irá ter lugar o I Encontro de Sapadores Florestais do Distrito da Guarda, e um colóquio tendo como temática a Protecção Civil.
Paralelamente à Feira irão ser realizadas montarias ao javali (dias 11 e 13), largadas de perdizes (dia 14) e de pombos (dia 12), demonstrações de St. Huberto e de Cetraria (dias 13 e 14), Laser Shot, Animação Musical, visitas turísticas aos produtores de Vinho locais, e um Magusto, que irão animar o programa da Feira. Durante os dias em que decorre o certame, os restaurantes do concelho aderentes irão confeccionar, especialmente para estes dias, diversos pratos de caça de forma a divulgar a gastronomia local com os produtos regionais do concelho.
NOTA: Os interessados em participar nas actividades de caça (Montarias e Largadas) devem proceder à sua inscrição até ao dia 30 de Outubro (Sábado) através dos contactos do ACCPM (961 509 491; 934 428 166; 919 361 477)
in " http://www.cm-meda.pt/ at 25 Outubro 2010, 10h00"
Etiquetas:
feira da caça Mêda
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Maior foguete do mundo - 14 quilos
Maior foguete do mundo passou quase despercebido
13,65 quilos, é quanto pesava o foguete que conquistou um lugar no Guinness.
Tinha 33 motores (propulsores) e uma cana de sete metros.
O megafoguete foi lançado às 21h08 e, com um minuto de intervalo, foi para o ar outro engenho um pouco menor, mas também de grandes dimensões.
O espetáculo possível
À Lusa, o presidente da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE), António Rodrigues, admitiu que, em termos visuais, o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".
E justificou: "Tínhamos de jogar pelo seguro, prezando a segurança, pelo que tivemos de o lançar a uma certa distância."
O lançamento do foguete chegou a ser anunciado para o Largo do Calem, no Porto, mas acabou por ser feito da zona da Afurada, em Gaia.
António Rodrigues sublinhou ainda que, em termos de dimensão, "o foguete era realmente impressionante e o mais importante" é que foi atingido objetivo de "entrar para o Guinness".
Conquistou uma referência no livro Guinness dos recordes, maspassou despercebido para muitas pessoas que foram ver a proeza. Os promotores reconheceram que o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".
in" Expresso on-line" at 14/10/2010 atualizado às 11:36
13,65 quilos, é quanto pesava o foguete que conquistou um lugar no Guinness.
Tinha 33 motores (propulsores) e uma cana de sete metros.
O megafoguete foi lançado às 21h08 e, com um minuto de intervalo, foi para o ar outro engenho um pouco menor, mas também de grandes dimensões.
Só na margem do Porto, o lançamento do maior foguete do mundo atraiu "mais de cinco mil pessoas", de acordo com as contas da organização do XII Simpósio Internacional de Fogo de Artifício, que proporcionou este espetáculo.
O espetáculo possível
À Lusa, o presidente da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos (ANEPE), António Rodrigues, admitiu que, em termos visuais, o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".
E justificou: "Tínhamos de jogar pelo seguro, prezando a segurança, pelo que tivemos de o lançar a uma certa distância."
O lançamento do foguete chegou a ser anunciado para o Largo do Calem, no Porto, mas acabou por ser feito da zona da Afurada, em Gaia.
António Rodrigues sublinhou ainda que, em termos de dimensão, "o foguete era realmente impressionante e o mais importante" é que foi atingido objetivo de "entrar para o Guinness".
Conquistou uma referência no livro Guinness dos recordes, maspassou despercebido para muitas pessoas que foram ver a proeza. Os promotores reconheceram que o espetáculo "não foi o que as pessoas estavam à espera".
Mais um recorde luso no Guinness
Liz Smith, do Guinness World Records, confirmou que o maior foguete do mundo conquistou o direito a figurar no livro dos recordes.
Liz Smith, do Guinness World Records, confirmou que o maior foguete do mundo conquistou o direito a figurar no livro dos recordes.
Esta publicação é dedicada a um grande amigo e sócio, residente na aldeia do Carvalhal, que tem uma grande paixao por esses tipo de artefactos, é do "Camango!!!"
Link para o video---> video do maior foguete do mundo
Etiquetas:
foquete
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
BTT Infantil
No dia 30 de Outubro de 2010 será realizado o Primeiro Passeio Familiar de BTT, por algumas ruas da nossa aldeia, com um grau de dificuldade física e técnica baixa, destina-se essencialmente às crianças mas todos os praticantes de desporto em bicicleta podem participar.
Percorrerá um percurso de cerca de 5 KM, com um grau de dificuldade baixo e acessível a todos os participantes independentemente da preparação, tem como objectivo a dinamização da prática desportiva em todas as faixas etárias da população.
Percorrerá um percurso de cerca de 5 KM, com um grau de dificuldade baixo e acessível a todos os participantes independentemente da preparação, tem como objectivo a dinamização da prática desportiva em todas as faixas etárias da população.
As inscrições serão efectuadas na sede da Associação ou através do nosso blog.
A participação no evento está aberta a todos, sócios e não sócios.
A participação no evento está aberta a todos, sócios e não sócios.
Os menores de 18 anos precisam de autorização do encarregado de educação na forma escrita.
A concentração será na antiga Escola Primária do Carvalhal e actual Sede da Associação, a partir das 17.45Horas e a saída para o passeio está marcada para as 18 Horas.
Informa-se que a hora de início da Concentração foi antecipada para as 15h 45m.
A concentração será na antiga Escola Primária do Carvalhal e actual Sede da Associação, a partir das 17.45Horas e a saída para o passeio está marcada para as 18 Horas.
Informa-se que a hora de início da Concentração foi antecipada para as 15h 45m.
Ficha de inscrição, clicar no link --> https://docs.google.com/document/edit?id=11algsHy0l-vvePAMSPSGlJk67vTWaacAbXJYgLmQjT4&hl=pt_PT&authkey=CPKav40D
Etiquetas:
BTT
Festas para o último trimestre
Agradecemos a todos os visitantes que tomem nota nas vossas agendas as datas das nossas festas até ao final de ano.
Façam o favor de aparecer e levar também um amigo, para propor um novo sócio.
Um Bem-haja a quem aparecer.
Façam o favor de aparecer e levar também um amigo, para propor um novo sócio.
Um Bem-haja a quem aparecer.
Etiquetas:
festas carvalhal
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Novo Centro Escolar
No dia 05 de Outubro de 2010, vai ser inaugurado o centro escolar da cidade da Mêda.
Os festejos começam pelas 11h00m com uma secção Solene no Auditório do centro escolar.
Para obter mais informações pode consultar a págima da câmara ou para saber qual o programa de inauguração clicar no link. ---->> http://www.cm-meda.pt/Documents/convite%20inauguração%20centro%20escolar2.pdf
Os festejos começam pelas 11h00m com uma secção Solene no Auditório do centro escolar.
Para obter mais informações pode consultar a págima da câmara ou para saber qual o programa de inauguração clicar no link. ---->> http://www.cm-meda.pt/Documents/convite%20inauguração%20centro%20escolar2.pdf
Etiquetas:
centro escolar
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Novos Párocos
O Padre Bernardo e o Padre André. Cada um ficará responsável em aparecer semanalmente na nossa igreja e celebrar a palavra de Deus.
A Associação deseja aos Srs. Padres uma boa estadia na freguesia e tudo que a Associação poder ajudar, ESTAMOS AQUI.
Etiquetas:
pároco
Festa das Vindimas 2010
Festa das Vindimas no Carvalhal, pela nossa associção.
Aparece, haverá jogos, jantar e um acordeonista para animar a malta.
Veja as fotos desse dia
Festa das Vindimas 2010 ---> Clicar aqui
Veja as fotos desse dia
Festa das Vindimas 2010 ---> Clicar aqui
Etiquetas:
vindimas
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Casa do Redondo incluída na rede dos Solares de Portugal
Casa do Redondo, na freguesia de Rabaçal, concelho de Mêda, é uma das duas novas unidades integradas na rede “Solares de Portugal”.
Localizada entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, encontra-se a Casa do Redondo, uma casa senhorial construída no século XVIII pela família Sampaio e Mello. A localização é privilegiada “para visitar a região do Vale Côa e do Douro Superior e partir à descoberta das aldeias históricas da Raia Beirã”, avança a TURIHAB, em comunicado.
A Casa do Redondo é o “coração” da Quinta da Bacelada, que além da produção de vinho e azeite, nos 27 hectares que ocupa, dispõe ainda de piscina, court de ténis, sala de jogos, sala de leitura com lareira e sala de provas, onde é possível “apreciar a gastronomia da região”.
A unidade tem cinco quartos com preços por noite a partir de 65 euros, por quarto duplo, com pequeno-almoço incluído.
in "www.novaguarda.pt" at 08-09-2010
Contactos:
Casa do Redondo, Agro Turismo
Rua Dr. Eurico A Inocencio
6430-351 Rabaçal Meda
Telefone - 271805346
Fax - 271805703
Telem - 936999432
www.casadoredondo.pt
Email - casadoredondo@sapo.pt
Etiquetas:
Rabaçal
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Renascimento da Adega Cooperativa de Mêda?
Pequena História
Fundada nos anos 50
A Cooperativa de Mêda foi fundada a 19 de Dezembro de 1956, recebendo as primeiras uvas em Setembro de 1958. Nesse ano, 128 associados entregaram 606.976 kg, que produziram 463.551 litros de vinho. Durante o ano de 1959 foram obtidos os primeiros resultados com a venda de 115.920 litros de vinho. Segundo informação no site da Cooperativa, “ao longo dos anos a Adega foi sempre crescendo e evoluindo”, chegando aos 457 associados, com a entrega de uma média de 3.000.000 de kg de uvas, e a uma capacidade de 4.300.000 litros de armazenagem. No ano de 2007, a direcção finalizou um projecto de renovação e modernização, que culminou com na implementação do Sistema HACCP. Desta empresa são conhecidos os vinhos “Angoreta”, “Caves de Meda”, “Fraga Ruiva” “Medalta”, “Morro do Castelo”, “Adega de Mêda” e “Turcularium”.
Segundo L. Amaral do blog levespinceladas:
"Realizou-se ontem, dia 12 de Setembro, uma Assembleia Geral Extraordinária na séde da Cooperativa.
Presente muita gente, mas penso que muitos eram apenas curiosos e não sócios.
Foi um sinal que as pessoas da terra se interessam por uma INSTITUIÇÃO tão PRESTIGIADA no passado.
Infelizmente, há quase 2 anos, foi encerrada à revelia dos sócios e foi votada ao abandono até há pouco tempo.
Parece que há vontade de a reabrir e tentar recuperar a CREDIBILIDADE que teve durante décadas.
Pela COMISSÃO DE GESTÃO foi exposta a situação e ainda foi dado conhecimento dos moldes em que se desenrolará a VINDIMA de 2010.
Em representação da CÂMARA MUNICIPAL, o Senhor Engº. António César Valente Figueiredo deu a conhecer a disponibilidade do Município, através do Gabinete para a Agricultura, para dar apoio logístico à Vindima deste ano.
Sentiu-se uma forte vontade para que o projecto arranque e vá em frente.
Assim o esperamos.
A sessão finalizou com o debate de alguns assuntos de interesse para a nossa Cooperativa.
Um bem haja à Câmara Municipal e em especial ao Sr. Engº. Antócio César pela sua vontade de colaborar. "
in http://levespinceladas.blogspot.com/ at 13 de Setembro de 2010.
Esperemos que assim seja...
Etiquetas:
Adega Cooperativa de Mêda
Blog
Mais uns Blogs "vizinhos" adicionado á nossa lista. (formasocorro, levespinceladas).
Se conhecerem mais alguns, mande uma mensagem para o email, com o titulo de "Blog" que depois de analizado irá certamente ser adicionado.
Se conhecerem mais alguns, mande uma mensagem para o email, com o titulo de "Blog" que depois de analizado irá certamente ser adicionado.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Aconteceu
As razões que a própria razão desconhece...
O Sócio e pároco das Freguesias de Carvalhal, Fonte Longa, Paipenela e do Poço do Canto, Srº Filipe Manuel Pereira Rosa, vai suspender as suas funções na nossa freguêsia.
O nosso muito obrigado, pelas inovadoras actividades realizadas na freguesia, que tanto atraiu novos e velhos católicos à Casa de Deus.
Etiquetas:
pároco
terça-feira, 7 de setembro de 2010
1.º Concurso da Associação
1.º Concurso da Associação
Quantas freguesias haverá em Portugal com o nome de Carvalhal?
Diga-nos quantas freguesias, haverá em Portugal com a designação de apenas com palavra de "Carvalhal".
Diga um número e a sua localização.
Exemplo " Carvalhal, 6430 Meda, Guarda"
Haverá um prémio para o mais "Carvalhense"
Enviar a resposta para o nosso email...
O desempate, será através do maior número de localidades em Portugal com a designação de "Carvalhal"
Exemplo " Carvalhal Meão - Guarda."
Concurso válido até 31 de Outubro de 2010
Exemplo " Carvalhal, 6430 Meda, Guarda"
Haverá um prémio para o mais "Carvalhense"
Enviar a resposta para o nosso email...
O desempate, será através do maior número de localidades em Portugal com a designação de "Carvalhal"
Exemplo " Carvalhal Meão - Guarda."
Concurso válido até 31 de Outubro de 2010
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Encerramento das últimas três escolas no concelho de Mêda
Com o encerramento das últimas três escolas, o concelho de Mêda fica sem estabelecimentos de ensino nas freguesias rurais, sendo até agora o único município do distrito da Guarda nestas condições. Os alunos passam a estar todos concentrados na sede de Concelho.
Com a entrada do ano lectivo 2010/2011 são menos 25 as escolas do 1º ciclo do ensino básico a funcionar no distrito da Guarda. Um número que deverá subir para 28 assim que estiver concluído o Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, no concelho da Guarda, que irá receber também os alunos das localidades de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego.
O concelho onde se verificam mais encerramentos é Gouveia (sete), perdendo as escolas de Rio Torto, Tazem, Figueiró da Serra, Nabais, Ribamondego, Vila Cortês da Serra e Vila Franca da Serra. Seguem-se Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Seia, com três cada: Algodres, Freixeda do Torrão e Mata de Lobos; Aveloso, Poço do Canto e Prova; Travancinha, Carragosela e Carvalhal da Louça, respectivamente. Na Mêda, estas foram as últimas escolas a funcionar nas aldeias, passando a partir de agora a existir primeiro ciclo só na sede de Concelho.
Sabugal perde dois estabelecimentos de ensino – Vale de Espinho e Alfaiates, enquanto os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso ficam sem uma escola cada um.
No caso da Guarda, no início do próximo ano lectivo já não abre o estabelecimento do 1º ciclo de Valhelhas, bem como uma sala no Outeiro de São Miguel. As escolas de Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Cavadoude deverão encerrar no decorrer do ano lectivo 2010/2011, assim que estiver pronto a funcionar o novo Centro Escolar do Vale do Mondego.
Segundo a Equipa de Escolas do Distrito, os concelhos que não registam qualquer encerramento neste ano lectivo são Pinhel e Manteigas, desconhecendo-se a situação de Vila Nova de Foz Côa por não estar integrado nesta estrutura.
Fusão de agrupamentos em seis concelhos
Há também alterações ao nível dos agrupamentos de escolas, registando-se mudanças nos concelhos de Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Gouveia e Seia.
Em Trancoso houve uma fusão entre os três agrupamentos até agora existentes (dois na sede de Concelho e um em Vila Franca das Naves), ficando a gestão concentrada na Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra.
Em Figueira passou a haver uma única unidade orgânica, chamada Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, integrando desde o ensino pré-escolar até ao secundário, e o mesmo se passou no concelho do Sabugal.
Em Almeida, o Agrupamento de Escolas de Vilar Formoso fundiu-se com o Agrupamento da sede de Concelho e, em Gouveia, uma única unidade de gestão concentra os Agrupamentos de Escolas de Gouveia, Vila Nova de Tazem e Secundária.
No caso de Seia, passaram a existir dois agrupamentos. O Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho integra a escola com o mesmo nome e também Loriga. Já o Agrupamento de Escolas de Seia inclui a Secundária, a Abranches Ferrão e Tourais-Paranhos.
in" Jornal Nova Guarda, edição online em 11-08-2010" por: Fátima Monteiro
Com a entrada do ano lectivo 2010/2011 são menos 25 as escolas do 1º ciclo do ensino básico a funcionar no distrito da Guarda. Um número que deverá subir para 28 assim que estiver concluído o Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, no concelho da Guarda, que irá receber também os alunos das localidades de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego.
O concelho onde se verificam mais encerramentos é Gouveia (sete), perdendo as escolas de Rio Torto, Tazem, Figueiró da Serra, Nabais, Ribamondego, Vila Cortês da Serra e Vila Franca da Serra. Seguem-se Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Seia, com três cada: Algodres, Freixeda do Torrão e Mata de Lobos; Aveloso, Poço do Canto e Prova; Travancinha, Carragosela e Carvalhal da Louça, respectivamente. Na Mêda, estas foram as últimas escolas a funcionar nas aldeias, passando a partir de agora a existir primeiro ciclo só na sede de Concelho.
Sabugal perde dois estabelecimentos de ensino – Vale de Espinho e Alfaiates, enquanto os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso ficam sem uma escola cada um.
No caso da Guarda, no início do próximo ano lectivo já não abre o estabelecimento do 1º ciclo de Valhelhas, bem como uma sala no Outeiro de São Miguel. As escolas de Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Cavadoude deverão encerrar no decorrer do ano lectivo 2010/2011, assim que estiver pronto a funcionar o novo Centro Escolar do Vale do Mondego.
Segundo a Equipa de Escolas do Distrito, os concelhos que não registam qualquer encerramento neste ano lectivo são Pinhel e Manteigas, desconhecendo-se a situação de Vila Nova de Foz Côa por não estar integrado nesta estrutura.
Fusão de agrupamentos em seis concelhos
Há também alterações ao nível dos agrupamentos de escolas, registando-se mudanças nos concelhos de Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Gouveia e Seia.
Em Trancoso houve uma fusão entre os três agrupamentos até agora existentes (dois na sede de Concelho e um em Vila Franca das Naves), ficando a gestão concentrada na Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra.
Em Figueira passou a haver uma única unidade orgânica, chamada Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, integrando desde o ensino pré-escolar até ao secundário, e o mesmo se passou no concelho do Sabugal.
Em Almeida, o Agrupamento de Escolas de Vilar Formoso fundiu-se com o Agrupamento da sede de Concelho e, em Gouveia, uma única unidade de gestão concentra os Agrupamentos de Escolas de Gouveia, Vila Nova de Tazem e Secundária.
No caso de Seia, passaram a existir dois agrupamentos. O Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho integra a escola com o mesmo nome e também Loriga. Já o Agrupamento de Escolas de Seia inclui a Secundária, a Abranches Ferrão e Tourais-Paranhos.
in" Jornal Nova Guarda, edição online em 11-08-2010" por: Fátima Monteiro
Etiquetas:
escola
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Festas
Festas no Concelho de Mêda (Mês de Agosto)
Durante este mês, haverá festas em todo o concelho de Mêda.
Clicar no link e veja as Datas e Locais. Festas de Mêda
Etiquetas:
festas mêda
Vinho da Coriscada
Vinho da Coriscada premiado em Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
in" http://www.cm-meda.pt/ em 15-06-2010.
Novamente um vinho de um Produtor do Concelho foi reconhecido. Desta vez o vinho premiado, com uma medalha de prata, foi o vinho Gravato Tinto Touriga Nacional de 2006, do produtor Luís Roboredo e Castro da Coriscada que pertence à região da Beira Interior. Esta distinção deu-se na edição deste ano do Concurso Nacional de vinhos Engarrafados de Santarém. De salientar, que “este concurso é actualmente o que tem maior notoriedade a nível nacional e estes resultados vêm comprovar a qualidade cada vez maior nos vinhos da Beira Interior” refere uma nota da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.
Já no ano de 2009 este vinho tinha sido seleccionado para concorrer ao “Top 10 das Essências do Vinho 2009”, que teve lugar entre 5 a 8 de Março no palácio da Bolsa no Porto. O simples facto de constar nesta lista é motivo de orgulho. O Gravato 2006 participou neste concurso após a garantia da sua qualidade dada por muitos bloggers e críticos que o provaram e disseram que seria uma pena não concorrer. Foi também considerado medalha de Prata na Beira Interior em Junho de 2009 e medalha de Bronze no Bombarral em Julho de 2009.
Etiquetas:
gravato
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
1.º Grande Convívio
7 DE AGOSTO DE 2010
Grande tarde e noite de convívio.
Haverá competição de jogos tradicionais, sueca e chincalhão.
Prémios para os melhores.
E para conformar os restantes, o normal jantar para todos
APAREÇAM
Etiquetas:
jogos
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Convivios de Sócios
Estes últimos dois messes, tem-se realizados todos os fins de semanas uns "pequenos" convívios entre os nossos sócios.
Durante as tardes houve jogos tradicionais, e à noite um jantarzinho para os todos os participantes e sócios.
Para os mais resistentes, pela noite fora, o nosso chincalhão e sueca.
Tudo isso acompanhado por umas boas gargalhadas, amizade e divertimento tanto para os mais novos como para os menos novos.
Um bem haja para todos os participantes.
Durante as tardes houve jogos tradicionais, e à noite um jantarzinho para os todos os participantes e sócios.
Para os mais resistentes, pela noite fora, o nosso chincalhão e sueca.
Tudo isso acompanhado por umas boas gargalhadas, amizade e divertimento tanto para os mais novos como para os menos novos.
Um bem haja para todos os participantes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)