Com o encerramento das últimas três escolas, o concelho de Mêda fica sem estabelecimentos de ensino nas freguesias rurais, sendo até agora o único município do distrito da Guarda nestas condições. Os alunos passam a estar todos concentrados na sede de Concelho.
Com a entrada do ano lectivo 2010/2011 são menos 25 as escolas do 1º ciclo do ensino básico a funcionar no distrito da Guarda. Um número que deverá subir para 28 assim que estiver concluído o Centro Escolar do Vale do Mondego, em Porto da Carne, no concelho da Guarda, que irá receber também os alunos das localidades de Aldeia Viçosa, Cavadoude e Vila Cortês do Mondego.
O concelho onde se verificam mais encerramentos é Gouveia (sete), perdendo as escolas de Rio Torto, Tazem, Figueiró da Serra, Nabais, Ribamondego, Vila Cortês da Serra e Vila Franca da Serra. Seguem-se Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Seia, com três cada: Algodres, Freixeda do Torrão e Mata de Lobos; Aveloso, Poço do Canto e Prova; Travancinha, Carragosela e Carvalhal da Louça, respectivamente. Na Mêda, estas foram as últimas escolas a funcionar nas aldeias, passando a partir de agora a existir primeiro ciclo só na sede de Concelho.
Sabugal perde dois estabelecimentos de ensino – Vale de Espinho e Alfaiates, enquanto os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso ficam sem uma escola cada um.
No caso da Guarda, no início do próximo ano lectivo já não abre o estabelecimento do 1º ciclo de Valhelhas, bem como uma sala no Outeiro de São Miguel. As escolas de Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Cavadoude deverão encerrar no decorrer do ano lectivo 2010/2011, assim que estiver pronto a funcionar o novo Centro Escolar do Vale do Mondego.
Segundo a Equipa de Escolas do Distrito, os concelhos que não registam qualquer encerramento neste ano lectivo são Pinhel e Manteigas, desconhecendo-se a situação de Vila Nova de Foz Côa por não estar integrado nesta estrutura.
Fusão de agrupamentos em seis concelhos
Há também alterações ao nível dos agrupamentos de escolas, registando-se mudanças nos concelhos de Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal, Gouveia e Seia.
Em Trancoso houve uma fusão entre os três agrupamentos até agora existentes (dois na sede de Concelho e um em Vila Franca das Naves), ficando a gestão concentrada na Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra.
Em Figueira passou a haver uma única unidade orgânica, chamada Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, integrando desde o ensino pré-escolar até ao secundário, e o mesmo se passou no concelho do Sabugal.
Em Almeida, o Agrupamento de Escolas de Vilar Formoso fundiu-se com o Agrupamento da sede de Concelho e, em Gouveia, uma única unidade de gestão concentra os Agrupamentos de Escolas de Gouveia, Vila Nova de Tazem e Secundária.
No caso de Seia, passaram a existir dois agrupamentos. O Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho integra a escola com o mesmo nome e também Loriga. Já o Agrupamento de Escolas de Seia inclui a Secundária, a Abranches Ferrão e Tourais-Paranhos.
in" Jornal Nova Guarda, edição online em 11-08-2010" por: Fátima Monteiro
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Festas
Festas no Concelho de Mêda (Mês de Agosto)
Durante este mês, haverá festas em todo o concelho de Mêda.
Clicar no link e veja as Datas e Locais. Festas de Mêda
Etiquetas:
festas mêda
Vinho da Coriscada
Vinho da Coriscada premiado em Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
in" http://www.cm-meda.pt/ em 15-06-2010.
Novamente um vinho de um Produtor do Concelho foi reconhecido. Desta vez o vinho premiado, com uma medalha de prata, foi o vinho Gravato Tinto Touriga Nacional de 2006, do produtor Luís Roboredo e Castro da Coriscada que pertence à região da Beira Interior. Esta distinção deu-se na edição deste ano do Concurso Nacional de vinhos Engarrafados de Santarém. De salientar, que “este concurso é actualmente o que tem maior notoriedade a nível nacional e estes resultados vêm comprovar a qualidade cada vez maior nos vinhos da Beira Interior” refere uma nota da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.
Já no ano de 2009 este vinho tinha sido seleccionado para concorrer ao “Top 10 das Essências do Vinho 2009”, que teve lugar entre 5 a 8 de Março no palácio da Bolsa no Porto. O simples facto de constar nesta lista é motivo de orgulho. O Gravato 2006 participou neste concurso após a garantia da sua qualidade dada por muitos bloggers e críticos que o provaram e disseram que seria uma pena não concorrer. Foi também considerado medalha de Prata na Beira Interior em Junho de 2009 e medalha de Bronze no Bombarral em Julho de 2009.
Etiquetas:
gravato
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
1.º Grande Convívio
7 DE AGOSTO DE 2010
Grande tarde e noite de convívio.
Haverá competição de jogos tradicionais, sueca e chincalhão.
Prémios para os melhores.
E para conformar os restantes, o normal jantar para todos
APAREÇAM
Etiquetas:
jogos
Subscrever:
Mensagens (Atom)